Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

21 de julho de 2016

Nosso Mais Novo Patrimônio da Humanidade


Imagem: Blogconsciente


Belo Horizonte- MG é uma das cidades de que mais gosto. Tudo lá me agrada, o clima, as pessoas, a comida, a arquitetura, etc. Então vocês já podem imaginar a minha alegria em saber que o Complexo Arquitetônico da Pampulha conquistou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade.

Imagem: Raqueldecarvalho


A declaração aconteceu no último domingo, dia 17, e foi dada pela Unesco em Istambul, na Turquia. No Brasil, a notícia foi muito bem recebida: "A Unesco, ao reconhecer o valor universal excepcional da Pampulha, considerou o conjunto como símbolo de uma arquitetura moderna distante da rigidez do construtivismo e adaptada de forma orgânica às tradições locais e às condicionantes ambientais brasileiras." -Declaração do governo.

Imagem: Jornaledicaodobrasil


O conjunto é composto pela Igreja de São Francisco de Assis, o antigo cassino, que hoje é o Museu de Arte da Pampulha, a Casa de Baile e o atual Iate Tênis Clube.

Imagem: Gazetadopovo

Imagem: Mineirosnaestrada

Imagem: Tuktour

Imagem: Casacultminas


Sob encomenda do, então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, o projeto de todo o conjunto foi assinado pelo mestre Oscar Niemeyer e construído no início dos anos 40.

Imagem: Brasil247


O projeto ainda carrega nomes de peso como Burle Marx, responsável pelo paisagismo, e Cândido Portinari, autor do painel externo da igreja.

Imagem: Lugaresromanticosquejfui


Um fato curioso sobre a obra é que o Vaticano não reconheceu, inicialmente, a construção como igreja. Isso se devia à forma inusitada adotada pelo modernista Niemeyer. Além disso, o cachorro pintado no painel atrás do altar não foi visto com bons olhos pelos religiosos. Durante catorze anos, ela era proibida de realizar celebrações.

Imagem: Flickr


E como hoje vivemos outra realidade, justamente por causa de tanta riqueza arquitetônica, num projeto que estava completamente a frente de seu tempo, e trouxe tantas inovações construtivas, que foi reconhecido como um bem histórico e cultural. O Brasil conta, agora, com vinte patrimônios mundiais tombados, entre naturais e construídos.
E para quem ainda não conhece, recomendo muito visitar essas belezas às margens da lagoa da Pampulha. É um cenário encantador.

Imagem: Wikimedia.org







Um grande abraço e até a próxima!









← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário